quarta-feira, 28 de março de 2007

MATÉRIA DE GEOGRAFIA ATÉ URBANIZAÇÃO

foi péssimo galera mas ñ deu pra postar matéria por um bom tempo!!!
tah aí a matéria desde onde eu parei!!! desde escala!!!!
vai até a última aula dela q foi sobre urbanização!!!!



ESCALA

E = d/D

Onde: E= escala

d= distância gráfica (mm/cm)

D= distância real (m/km)

Obs.:

- Escala pequena: (maior denominador)

maior área

menores detalhes

- Escala grande: (menor denominador)

menor área

maiores detalhes

Tipos de escala:

- Numérica

ex.: 1: 100 000

- Gráfica

MAPAS

Elementos de um mapa

- Título

- Orientação

- Legenda

- Escala

Tipos de mapas

- Políticos (não têm dados específicos. Divisão territorial).

- Temáticos (temas comuns. Ex: vegetação, relevo, clima, etc.)

- Especiais (temas específicos)

- De anamorfose (quando se tem a intenção de ressaltar um tema. Não tem relação com a escala normal).

Projeções

- Cilíndrica (representa melhor as baixas latitudes. Equador)

- Cônica (representa melhor as médias latitudes. Zona temperada)

- Azimutal ou Tangencial (representa melhor as altas latitudes. Regiões polares)

Classificação

- Eqüidistante (distância de vários locais do mapa a um local específico é a mesma)

- Conforme (ângulos retos. Usada para representar oceanos).

- Equivalente (distância gráfica proporcional ao espaço real)

MERCATOR

- Detrimento das áreas continentais

- Visão eurocêntrica (grandes navegações)

- Valorização das formas

- Projeção: cilíndrica

- Classificação: conforme

PETERS

- Visão do mundo subdesenvolvido

- Valoriza a verdadeira proporção das áreas continentais

- Detrimento das formas

- Projeção: cilíndrica

- Classificação: equivalente

CURVAS DE NÌVEL

- Mapas hipsométricos: de altitude

- Linhas próximas: alta declividade (inclinação)

- Linhas espaçadas: menor declividade (mais plano)

TEORIAS DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

1. Malthus: População crescimento geométrico.

Alimento crescimento aritmético.

Alta mortalidade era prejudicial.

Não intervenção do estado. Controle natural da natalidade.

Melhorias na infra-estrutura.

2. Neomalthusiana: responsabilizava os paises subdesenvolvidos e o elevado crescimento demográfico como os culpados pelo quadro de horror marcado por taxas de crescimento demográfico muito elevado ao lado de situação de fome e miséria. Para os neomalthusianos a solução estava na implantação de políticas especiais de controle de natalidade mediante ao emprego de medidas reais (abortos, anticoncepcionais, vasectomia, etc.). acreditavam no controle do crescimento vegetativo.

3. Ecomalthusianos: Acreditavam que preservando os recursos naturais a situação de mortalidade e natalidade melhoraria.

4. Reformistas: A concentração de renda era responsável pela situação demográfica.

Melhoria nas condições gerais de vida, diminuindo as desigualdades sociais, resolvendo, assim tal problema.

FASES DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

Industrialização no início do ciclo de crescimento demográfico.

Primeira fase: baixo crescimento vegetativo.

Segunda fase: - fase de transição. Alta natalidade e baixa mortalidade.

- Malthus: defendia a não intervenção do estado.

- Alto crescimento vegetativo (êxodo rural).

- Produção agrícola “acaba” com a teoria malthusiana.

- Ocorreu uma queda natural da mortalidade e depois da natalidade, não comprovando a teoria malthusiana.

ESTRUTURA DEMOGRÁFICA NO BRASIL

- Grande número de jovens: 38% em 1980 e 29% em 2000.

Projeção do IBGE: 23% em 2020

- Idosos: 6% em 1980 e 7,1% em 2000.

Projeção do IBGE: 13% em 2020

- RELAÇÃO COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA OCORRIDA EM 2003: a reforma da previdência aumentou o número de anos de contribuição e foi motivada pelo aumento da expectativa de vida.

CONCEITOS, SIGLAS E EXPRESSÕES:

- ICV: Índice de crescimento vegetativo

- IDH: Índice de desenvolvimento humano

- CV: crescimento vegetativo

- EMIG / IMIG: emigração/ imigração

- PEA: População economicamente ativa

- PEI: População economicamente inativa

- Populoso: População total (habitantes)- quantitativo

- Povoado: População relativa (densidade demográfica geral)

- Ecúmena: Área com condições naturais favoráveis a fixação humana

- Anecúmena: Área com condições naturais NÃO favoráveis a fixação humana.

DINÂMICA DEMOGRÁFICA: apostila p. 36.

Está explicado da forma como a professora ensinou.

PIRÂMIDES DEMOGRÁFICAS: apostila p.44 exemplos de pirâmides etárias no Brasil.

- PAÍSES DESENVOLVIDOS: topo largo e base fina.

- PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS: base larga e topo fino.

URBANIZAÇÃO

- Crescimento populacional: Crescimento da mancha urbana vertical ou horizontal

- Decorrente do êxodo rural ligado á industrialização

- PAÍS URBANO: mais de 50 % da população vivendo nas cidades.

- BRASIL: é considerado um país urbano desde 1960. São Paulo é considerado um estado urbano desde 1950.

- É um processo finito. Um país totalmente urbanizado depende da capacidade de cada setor (primário, secundário, terciário). Ex: EUA têm 94% da população nas cidades. O Brasil ainda não completou seu ciclo total de urbanização.

CRESCIMENTO URBANO

- Crescimento natural (por nascimento)

- Infinito

- Crescimento total (urbana + rural) da população

MANCHA URBANA

- Planejada: evita a macrocefalia

- Espontânea: favorece a macrocefalia

MACROCEFALIA: População cresce muito sem o acompanhamento de infra-estrutura

SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL

- Quando ocorre uma separação da população por questões sociais.

- Ocorre principalmente pela desigualdade social.

- É uma conseqüência da macrocefalia.

- Existe uma segregação não só entre ricos e pobres, mas entre todas as classes. Ex. uma família quem mora em um condomínio fechado e outra que não.

CONCEITOS

- Megacidade: Cidades com pelo menos 10 milhões de habitantes. Ex: Cidade do México e São Paulo.

- Conurbação: Crescimento horizontal entre duas cidades onde não é possível localizar o limite entre os municípios. Ex: Betim e Contagem.

- Região metropolitana: Conurbação de vários municípios á uma metrópole. Ex: Região metropolitana de Belo Horizonte (Grande BH)

- Metrópole: Cidades que possuem mais desenvolvimento e infra-estrutura. Ex: Rio de Janeiro e São Paulo.

- Megalópole: Grandes áreas urbanas que se estendem na região de influência de duas ou mais metrópoles. É o crescimento horizontal de duas metrópoles, no Brasil Rio de Janeiro e São Paulo é uma megalópole em formação. Maior megalópole do mundo: localizada no Japão, de Tókio á Osaka.

- Cidade global: cidades que passam a ter influência alem das fronteiras nacionais. Característica marcante: possuir bolsa de valores.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Matéria da OA de Português (26/03)

Fala moçada! Tentei por a explicação da matéria da OA de Português dessa segunda (26/03) aqui no blog mas não consegui... dava uns erros bizarros. O jeito vai ser vocês baixarem o texto em um arquivo do Word, através deste link: http://www.4shared.com/file/12786754/7d8491be/Perodo_Simples.html

Quando a página terminar de carregar é só clicar em "Download File" (procurem por isso na página, tá mais ou menos no meio e no centro dela) que o download começa. Tá tudo resumido lá, vale a pena conferir!


Té mais!

domingo, 18 de março de 2007

RESULTADO DO GABARITO DO SIMULADO

RESULTADO DO GABARITO DO
SIMULADO DO DIA 17/03/2007

3º Ano - Ensino Médio

consultem no site do mayrink.

não se desesperem, podem haver respostas erradas!!
xD

sexta-feira, 16 de março de 2007

Sorte!!

Boa sorte para todos no simulado!!
REDAÇÃO!

Bom, pra quem ainda não sabe, o tema da próxima redação é a redução da maioridade penal, porntanto, segue abaixo um texto relativo ao assunto e a análise feita pela Margareth em sala de aula.



Pelo aumento da maioridade penal


Diante da violência e do horror, sempre aparecem aqueles que acham natural um estuprador ser torturado e morto na cadeia – que é o destino do adolescente de Embu-Guaçu. O problema é que assumir essa posição acaba legitimando o estupro e a tortura. A pena de morte nada mais é do que uma forma de legitimar socialmente o próprio ato de matar um ser humano.Raciocinando logicamente (uma habilidade que torna os seres humanos seres humanos), é inadmissível estuprar, torturar ou matar uma pessoa, independentemente do contexto. A tortura, o estupro e o assassinato atentam, sempre, contra a humanidade de todos os envolvidos, de quem sofre e de quem pratica.Não é pela guerra que se alcança a paz (vide Afeganistão, Iraque, Israel, Palestina...). Não é com violência que se reduz a violência (vide São Paulo e Rio). Impossível enfrentar o horror e a barbárie com mais horror e barbárie. Um traz o outro, num círculo vicioso tenebroso e auto-destrutivo.Essa é a razão de terem sido instituídos direitos universais, de todo e qualquer ser humano. E chegou-se a essa conclusão depois de duas guerras mundiais, em que milhões de pessoas morreram inutilmente. A universalidade dos direitos humanos, independentemente do que se fizer, é a garantia que cada um terá seus direitos individuais, humanos, respeitados.Quando se submete uma pessoa, mesmo que por meio do governo, à tortura e à morte, aceita-se que algum dia qualquer um poderá sofrer o mesmo tipo de tratamento. Mas isso é, humanamente, inaceitável.O sistema carcerário brasileiro é podre. Todo mundo sabe disso. Se os direitos humanos fossem levados a sério, nenhuma pessoa mereceria as condições de vida oferecidas na enorme maioria dos presídios do Brasil e de boa parte do mundo. Mas as pessoas aceitam isso naturalmente, como se a desumanização dos presídios fosse um complemento ao crime, como se um justificasse o outro. Quem é o ovo e quem é a galinha: o crime ou o sistema que lida com o crime?E agora tem também essa história da redução da maioridade penal. Já que um jovem de 16 anos cometeu uma brutal barbaridade, daquelas de doer a alma, levantam-se várias e importantes vozes defendendo a prisão, em alguns casos por toda vida, em outros, até a morte, de adolescentes que estupram e matam.Reduzir a maioridade penal não resolve nada, apenas legitima e produz mais barbárie e horror. O caso de Embu-Guaçu lembra aquela série de filmes em que o ator norte-americano Charles Bronson sai perseguindo um bando que estuprou e matou sua mulher e filha. Um dos obituários de Bronson, este ano, comentava que, aos poucos, no evoluir da saga, seu personagem ficava cada vez mais parecido com aqueles que ele caçava e matava. Está acontecendo mais ou menos a mesma coisa.Recentemente o Senado brasileiro aprovou o aumento das penas de prisão para adultos que cometerem certos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. É um paradoxo, uma contradição. O ECA é uma lei escrita por pessoas que defendem direitos humanos universais. Este é o espírito da lei. Analisando friamente, quando se aumenta uma pena de cadeia no ECA, aumenta-se o tempo em que pessoas – neste caso, adultas – serão submetidas a um tratamento desumano – pois é isso que acontece na enorme maioria dos presídios.O caso de Embu-Guaçu é de fato horrível. Mas não se pode pactuar, por isso, com aqueles que agora querem disseminar ainda mais horror e barbárie. A questão da maioridade penal é científica, técnica, não pode se converter em um debate emocional.Dois terços dos presos no Brasil têm entre 18 e 24 anos. A enorme maioria é destituída de tudo, de educação, saúde, lazer, de trabalho e moradia, de humanidade e futuro. “Sem futuro” (“No future”) era a palavra de ordem do movimento punk na década de 70 na Europa. Se eles não viam futuro, o que dizer dos 30 milhões de jovens brasileiros de hoje – que, aliás, também expressam em muitas músicas seu violento dia-a-dia?As medidas socioeducativas previstas no ECA para os adolescentes que cometem atos infracionais – e que só em pouquíssimos lugares são desenvolvidas com a necessária qualidade – deveriam ser estendidas, no mínimo, até os 21 anos. É o que uma sociedade tão injusta em educação, renda, lazer e oportunidades pode oferecer.Diante da barbárie e da violência que assola o Brasil, resta uma única opção verdadeiramente humana: o aumento da maioridade penal – garantindo-se, para isso, a qualidade das medidas socioeducativas.





ANÁLISE

A favor da redução da maioridade penal

- O menor, até mesmo com 12 anos, já tem discernimento -> Nesse caso deve-se comparar a atualidade, com antigamente.


- Se apartir dos 16 anos, o menor tem direito de votar, também deve responder pelos seus atos.


- Com a idade penal firmada em 18 anos, o maior induz a criança e ao adolescente a ter participação em seus crimes, para que ele fique impune. Com a redução da idade penal, a ação dos delinquentes será dificultada.


-Conclusão-> O menor será detido e cumprirá pena, dependendo do tipo de crime cometido. (Crime hediondo)



Hediondo -> Depravado, imundo, nojento, bárbaro.



Contra a redução da maioridade penal

- A função social da penitenciárias, é ressocializar o detento, o que não vem ocorrendo no Brasil.


- O sistema carcerário do país, não tem infra-estrutura para receber menores, que com a redução da idade penal, ficariam misturados com adulto que cometeram delitos de graus diferentes


.- Com a redução da maioridade penal, aconteceria o aliciamento de menores com idade mais baixa ainda, reduzindo a idade de iniciação no crime.




the end





Por enquanto é só isso, depois posto a matéria de português e continuo dando um help nas redações aí.


Vlw

terça-feira, 13 de março de 2007

Índice temático da apostila de Biologia (Raquel)

ATENÇÃO!!
O índice temático da apostila de biologia(Raquel) já pode ser baixado no link abaixo ok?


http://www.sharebig.com/share.php?id=s10ggmqlsnl67iXVm


Depois de abrir o link, clique no arquivo " índicetemáticoapostila.pdf". Uma outra página se abrirá.
Depois é só clicar em download (e salvar e tals...).

domingo, 11 de março de 2007

Revolução Industrial

Fases da indústria

artesanato;
manufatura;
mecanização.

O processo da industrialização exigiu:

desenvolvimento técnico e científico;
investimento de grandes capitais;
fornecimento de matérias-primas;
consumidores para os produtos transformados.

A Revolução Industrial proporcionou:


a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial;
a mecanização da indústria e da agricultura;
o desenvolvimento do sistema fabril;
o desenvolvimento dos transportes e comunicações;
a expansão do capitalismo.

Primeira fase da Revolução Industrial: 1750-1850

tear mecânico, máquina a vapor, fundição do ferro, progressos na agricultura.

Segunda fase da Revolução Industrial: 1850 em diante

dínamo, petróleo, motor de combustão interna, máquinas automáticas.

sábado, 10 de março de 2007

Resumo do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
LIMA BARRETO
PERSONAGENS:
Policarpo Quaresma: Personagem protagonista;
Dona Adelaide: irmã de Quaresma, mora com ele;
Ricardo Coração dos outros: Violonista amigo de Quaresma que o ensinava à tocar violão; Coleoni: Imigrante italiano amigo de Quaresma;
Olga: filha de Coleoni, afilhada de Quaresma;
General Albernaz e família; amigos de Quaresma.
TEMPO E ESPAÇO
A história ocorre durante o governo de Floriano Peixoto, 1894, no Rio de Janeiro.
ASPECTOS MAIS IMPORTANTES
Obra da época Pré-modernista, caracterizada pela critica ao governo e a retratação dos problemas sociais brasileiros.
O LIVRO:
Explora personagens populares;
Valoriza a vida suburbana (RJ);
Crítica as instituições (Governo e exército);
Caricatura dos poderosos;
Visão crítica sobre a classe média e a pequena burguesia;
O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
Policarpo Quaresma era um homem extremamente nacionalista, um sonhador, sonhava e enaltecia a pátria, e ai de quem falasse alguma coisa contra , defendi-a com unhas e dentes tudo o que esta terra tinha de bom para oferecer, desde o primeiro capítulo isto fica claro, comprava livros e livros de história e geografia para conhecer a fio cada espaço desse país. Ele era um homem muito reservado e calmo, só se enraivecia quando falavam mal do Brasil em sua frente. Vivia com a irmã Adelaide que nunca se casara e possuía poucos amigos. Foi então em um dos seus surtos de patriotismo que Policarpo mandou um requerimento à Câmara onde propunha que o língua portuguesa fosse substituída pelo tupi, segundo ele o tupi era uma língua verdadeiramente brasileira, cultura de um povo inteligente, uma identidade, ao contrário do português que era uma língua emprestada a nós. Como conseqüência disto, Quaresma virou motivo de piada de todos os jornais do Rio, foi dito como louco, afastado de seu cargo, e acabou indo para um manicômio. Em sua longa temporada que passou no manicômio, Quaresma aprendeu à controlar seus impulsos nacionalistas. Logo após sair de lá, mudou-se para um sítio, que, ao contrário de que todos esperavam, fez fortalecer seus ideais patriotas, e lá pode ver e sentir a dificuldade que os pequenos fazendeiros tinham em plantar vender, "Nossas terras são as mais férteis do mundo", dizia ele, porém a dificuldade que se tinha de passar para deixar essas terras produtivas era muito maior. Estoura então a Revolta da Armada no Rio, sobe o governo de Floriano Peixoto, Quaresma como um bom patriota oferece seu apoio e serviços a Floriano Peixoto, e aproveitada para expor as dificuldades e suas idéias para melhorar a agricultura no Brasil. Contudo após meses em meio a uma guerra urbana, Quaresma vê desfarela-se seus sonhos quando Floriano o chama de "Visionário". Logo após o término da Revolta da Armada, quando Quaresma é designado como carcereiro dos revoltosos na Ilha das Enxadas, e lá ele presencia um oficial recolhendo alguns presos para serem executados, Quaresma então se revolta com aquela cena e vai pedir satisfações ao palácio, ao fazer isso é tido como um dos revoltosos. Ele é preso e condenado à morte, preso pelo próprio país ao qual sempre engrandeceu e o defendeu com unhas e dentes, durante o tempo que ele passa preso ele repensa em tudo que já fez em pról do seu país, e conclui que aquilo tudo foi em vão. Ricardo tenta então salvar seu amigo, porém, ao recorrer aos amigos de Quaresma, dá com a cara na porta, pois ninguém queria ir contra o governo, até que Olga tenta ajudá-lo, mas sem efeito.

quarta-feira, 7 de março de 2007

LITERATURA - Joana D'arc - De olho no simulado

LITERATURA - Joana D'arc

Conteúdo do Simulado - Dia 17 de Março

-Figuras de linguagem – capítulos 4, 5 e 6

-Intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro.
Intertextualidade estrutural: Consiste em modelos de estrutura preexistentes para a produção de testos. Ex: receita, gibi.
Intertextualidade temática: Consiste na abordagem de um mesmo assunto.
Intertextualidade referencial: Consiste na citação de outros textos ou alusão a eles.

-Gêneros Literários – pág 77
Poesia

- O Gênero Épico: Narrações de fatos grandiosos, centrados na figura de um herói. Segundo Aristóteles, a palavra narrada.
- O Gênero Dramático: Textos destinados para a representação cênica, ora na forma de tragédia, ora na forma de comédia. Segundo Aristóteles, a palavra representada.
- O Gênero Lírico: Textos de caráter emocional, centrados na subjetividade dos sentimentos da alma. Segundo Aristóteles, a palavra cantada.

Características do estilo épico
· Poema narrativo em terceira pessoa
· Narração objetiva
· Apresenta as seguintes partes: Introdução, Invocação Narração, Epílogo.

Características do estilo dramático
· Atores apresentam um acontecimento
· Texto em forma de diálogos, dividido em atos e cenas.
· Descrição do ambiente/situação antes de cada ato.
· Seqüência da ação dramática constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.

Tragédia
- De caráter sério, solene
- Tema: o protagonista tem de enfrentar a desgraça.
- Registro formal
- Início feliz. Desfecho fatal.
- Personagens que imitam as debilidades humanas.

Comédia
- De caráter cômico, ridículo.
- Tema: sátira da sociedade e dos defeitos humanos.
- Registro coloquial.
- Início complicado. Final feliz.
- Personagens humanos que sofrem nas mãos dos deuses e do Destino.

-Periodização da literatura brasileira – pág 160
Painel Histórico-Literário Brasileiro

Era Colonial (de 1500 a 1808)
- Quinhentismo: Conjunto de textos que evidenciam a condição brasileira de terra nova a ser conquistada
- Barroco: Desenvolve-se na Bahia, tendo como pano de fundo a economia açucareira
- Arcadismo: O pano de fundo é a economia baseada no extrativismo de minerais. Os autores estão intimamente ligados ao movimento da Inconfidência Mineira.

Período de Transição
Chegada da Missão Artística Francesa contratada por D. João

Era Nacional (de 1836 até nossos dias)
- Romantismo:Primeira escola literária com traços genuinamente nacionais. Início: “Suspiros Poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães.
- Realismo: Envolve três tendências distintas: romance realista, romance naturalista e poesia parnasiana
- Simbolismo: Início com a publicação de Missal e Broquéis, de Cruz e Souza.
- Modernismo: Tem início com a Semana de Arte Moderna em S.P. que constituiu o grande divisor de águas da literatura brasileira.
- Pós-Modernismo: Tem início com o fim da 2ª Guerra Mundial. Busca novas formas de expressão tanto na poesia como na prosa.

- Obra: Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Este romance é a sua obra-prima. Verdadeira epopéia cômico-trágica de um "Dom Quixote" nacional, conta à história do major Policarpo Quaresma, um patriota ardoroso e ingênuo, que leva ao extremo o seu fanatismo nacionalista....Inicia por uma tentativa de REFORMA CULTURAL, dedicando-se a infrutíferas pesquisas folclóricas e chegando até mesmo a propor a adoção do tupi-guarani como língua oficial do Brasil. Devido ao exagero de suas esquisitices nacionalistas, é internado como louco num hospício.
...Quando sai de lá, resolve fazer uma REFORMA AGRÍCOLA. Compra um sítio para pôr em prática a sua teoria de que as terras brasileiras eram as mais férteis do mundo, capazes de saciar a fome nacional. Maior do que a luta contra os elementos da natureza, é o seu confronto com as deficiências administrativas, os impostos, a burocracia, a politicagem...
...Sua derradeira tentativa é a REFORMA POLÍTICA: adere ao "governo forte" de Floriano, em quem vê o "salvador da pátria". Mas, com a "Revolta da Armada", fica indignado contra a violência do tratamento dado aos derrotados. Escreve uma carta-protesto. Considerado, por isso, um traidor, Quaresma é preso e condenado à morte. Enquanto aguarda sua execução, Quaresma faz uma lúcida autocrítica de seu nacionalismo ingênuo, compreendendo a distância que havia entre seus ideais patrióticos e a realidade mesquinha de sua época.




Obs: A matéria está bastante resumida. Quem tiver dúvidas é só ler as páginas que a professora marcou. Quanto às figuras de liguagem, estudar a apostila que ela entregou. Bem, é isso!

terça-feira, 6 de março de 2007

Biologia 1 - Cleuber - Sistema Circulatório

SISTEMA CIRCULATÓRIO

É chegada a hora de nos perguntarmos: Qual a função do sangue?
Mr. ZAN tem a resposta...
  • Transporte de nutrientes
  • Transporte de gases (O2, CO2, CO)
  • Transporte de hormônios
_De que o sangue é composto Mr. ZAN???
_Calma gazela...O sangue é composto por:
  • Plasma-90% água e 10% vitaminas e glicose;
  • Elementos figurados-hemáceas(glób. vermelhos que realizam transporte de gases), leucócitos(glóbulos brancos com função de defesa do organismo) e as plaquetas(responsáveis pela coagulação sanguínea).
O humano


Vamos todos usar a imaginação e fingir que isto seja um coração... Ok, kids?

A circulação sanguínea depende de vasos que são subdivididos em:
  • Veias - Chegam ao , são de médio calibre, não pulsam(possuem válvulas).
  • Artérias - Saem do , são de maior calibre(pressão alta), pulsam.
  • Capilares - Estão em contato íntimo com os tecidos, são vasos de menor calibre.
  • Os capilares se subdividem em:
  1. Arteríolas - capilares de artérias;
  2. Vênulas - capilares de veias.
OBS: Sangue arterial - rico em O2
Sangue venoso - rico em CO2

1- Veia cava - Carrega sangue venoso (tecidos -> átrio direito)
2- Artéria pulmonar - Carrega sangue venoso (ventrículo direito -> pulmão)
No pulmão ocorre a hematose:
3- Veia pulmonar - Carrega sangue arterial (pulmão -> átrio esquerdo)
4- Artéria aorta - Carrega sangue arterial (ventrículo esquerdo -> corpo)

Existem duas circulações no corpo humano:
  • Pequena circulação (entre o pulmão e o )
  • Grande circulação(ou sistêmica) (entre o e o corpo)
Os movimentos do coração são:
  • Sístole (a cavidade se enche de sangue)
  • Diástole (a cavidade relaxa e esvazia)
Esses movimentos ocorrem alternadamente entre os átrios e os ventrículos.
ex: se os átrios estiverem em sístole, os ventrículos estarão em diástole e vice-versa.

Válvulas do coração:
Direito (Tricúspide) - 3 válvulas
Esquerdo (Bicúspide ou mitral) - 2 válvulas

Essas válvulas, impedem que o sangue volte para a cavidade anterior, quando há um problema nessas válvulas, diz-se que a pessoa tem problema de "sopro no coração".





Exercícios para vocês
42,52,82,100,106,107,109,136,158,177,194



>>>ATENÇÃO!!!!<<<
Matéria do Simulado!!!
Sistema digestório e Circulatório

Próximo post: A evolução do

segunda-feira, 5 de março de 2007

Biologia 1 - Cleuber - Hormônios da digestão

Só pra constar:



Hormônios

Produção

Ação

X

Gastrina

Estômago

No estômago - Estimula a liberação de suco gástrico.

Y

Enterogastrina

Duodeno

No estômago - Inibe a liberação de gastrina.

Z

Secretina

Duodeno

No pâncreas - Estimula a liberação de suco pancreático.

W

Colecistocinina

Duodeno

No fígado - Estimula a produção e a liberação da bile.


OBS: Feed-back negativo - Acontece quando um hormônio inibe a ação do outro que havia estimulado o primeiro.



Depois eu posto o sistema circulatório ok, kids?

Biologia - Raquel - A biosfera e seus ecossistemas

Vou postar aqui o resumo da matéria dada até então. Ok, kids?

Vamos lá:

Transferência de matéria e energia-

Cadeia trófica
Capim- 1º nível trófico - produtor - tudo começa com a luz

Gafanhoto- 2º nível trófico - consumidor 1

Sabiá- nível trófico - consumidor 2

Teias:Pirâmides (clique na imagem para ampliar):

1-Quantidade

2-Nº de indivíduos

3-Biomassa

4-Energia

Ciclos Biogeoquímicos- (nuss que palavrão!)


Ciclo da água

Ciclo do carbono
Ciclo do nitrogênio
Ciclo do oxigênio
Ciclo do fósforo


Dinâmica de populações

>>LEIAM A PÁGINA 47 DO LIVRO!!!<<




Atenção!!
>>>>>Matéria do Simulado<<<<<
  • Níveis de organização;
  • Conceitos;
  • Cadeias, teias e pirâmides;
  • Dinâmica de populações.

domingo, 4 de março de 2007

História - Marilene

Noite, pessoal A gente tá estudando a Era das Revoluções com a Marilene, como vocês sabem e tals. A Era das Revoluções é a época de grandes conflitos radicais, que começa com as Revoluções Inglesas (Puritana e Gloriosa) e vai até a Revolução Francesa. Esse período é marcado por constantes conflitos armados entre diferentes classes. Na maioria dos casos, a nobreza, que detinha o poder nos reinos, era desafiada pela burguesia, que possuía dinheiro, mas não poder político. Aos poucos, com os conflitos e tudo mais, muitos monarcas foram tirados do poder, e a burguesia, aos poucos, foi ganhando poder político (dêm uma lida no livro e na apostila pra mais informações. Vou postar mais coisas aqui no decorrer da semana, é que hoje to sem tempo =P).

* A professora passou um dever na aula de sexta que tá na apostila de História. São as páginas:

Pág. -- Exercício
173------- 33
179------- 31
179------- 32
187------- 35
195------- 35
203------- 33
204------- 36
219------- 35
235------- 59
237------- 39
250------- 43


* Gabarito (tentem fazer o treco primeiro antes de pegar o gabarito =P):
D, C, C, A, B, B, D, D, A, D, B


Té mais.

figuras da matéria de geografia

estão aí as figuras. Na sequência:
Rosa dos ventos
Mapa mundi com as linhas do fuso
Mapa do Brasil c o fuso brasileiro e
localização da Linha Internaciona de mudança de Data















Geografia- Stela

matéria de geografia até escala....
próximo post coloco o resto da matéria.....
coloquei um monte de figura pq é mais fácil d entender, soh q ñ to conseguindo colocar na ordem, intão vo colocar o texto inteiro dps coloco tds as figuras ok?!?!
qualquer duvida é soh perguntar....


Cartografia

01- Orientação cartográfica

- Estrelas
Estrela polar: é maior e nebulosa, aponta o Norte

Cruzeiro do sul: aponta o Sul, puxando uma linha vertical a partir da maior parte do cruzeiro.

- Rosa dos ventos: é a mais usada para orientação

PONTOS CARDEAIS

N NORTE 0°

E LESTE 90º

S SUL 180°

W OESTE 270°

PONTOS COLATERAIS

NE
Nordeste
45º
SE
Sudeste
135º
SW
Sudoeste
225º
NW
Noroeste
315º

PONTOS SUB-COLATERAIS

NNE

Nor-Nordeste

22,5º

ENE

Lés-Nordeste

67,5º

ESSE

Lés-Sueste

112,5º

SSE

Su-Sueste

157,5º

SSW

Su-Sudoeste

202,5º

WSW

Oés-Sudoeste

247,5º

WNW

Oés-Noroeste

292,5º

NNW

Nor-Noroeste

337,5º


- Sol:

Onde o sol nasce: Leste (á direita), até 12H

Onde o sol se põe: Oeste (á esquerda), após 12H


02 – Movimentação da Terra

- Rotação: movimento que determina os dias e as noites. É responsável pela maré alta ou baixa.

- Translação: movimento que determina as estações do ano.

Solstício: verão / inverno

Equinócio: outono / primavera

03 – Coordenadas geográficas

- Latitude (L): Norte/Sul,

Linha do Equador a 0 grau, 90 graus ao norte e 90 ao sul

Não existe latitude leste/oeste

- Longitude (Ln): Leste/Oeste

Greenwich à 0 grau, 180 graus à leste e 180 à oeste

Não existe longitude norte/sul

04 – Antípoda de uma coordenada

Antípoda é o ponto contrário á uma determinada coordenada

- Latitude: conservam-se os graus e inverte o hemisfério

Ex.: 90 LN antípoda: 90 LS

- Longitude: subtrai-se de 180 e inverte o hemisfério

Ex.: 30 LnE antípoda: 108-30=150 LnW

05 – Fuso horário

- Como calcular o fuso:

1. Localiza-se o hemisfério: Hemisférios iguais subtraem-se os graus

Hemisférios diferentes somam-se os graus

2. O resultado da soma ou da subtração divide-se por 15 encontrando a diferença de hora entre as coordenadas dadas

3. Olhar o referencial:-De Oeste para Leste soma o resultado da divisão por 15 á hora ja dada.

-De Leste para Oeste subtrai o resultado da divisão por 15 á hora já dada.


PARTICULARIDADES DO MANEJO DE FUSO

1. Quando o resultado do terceiro passo for maior que 24, refere-se ao dia seguinte. Subtrai o resultado de 24.

2. Quando o resultado do terceiro passo for negativo, refere-se ao dia anterior. Subtrai 24 do módulo do resultado.

3. Quando o resultado da divisão por 15 tiver resto, ele refere-se aos minutos. Multiplica o resto por 4.

4. Quando se tem tempo de viajem, soma todo tempo gasto na viajem ao resultado final.

FUSO HORÁRIO NO BRASIL

O Brasil possui 4 fusos, todos atrasados em relação a Greenwich. A hora oficial do Brasil é a de Brasília.

Estados com o horário de Brasília:
*identificado pela cor branca

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Minas Gerais
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Bahia
  • Tocantins
  • Sergipe
  • Pernambuco
  • Paraíba
  • Rio Grande do Norte
  • Ceará
  • Piauí
  • Maranhão
  • Amapá
  • Metade do Pará


Menos 1 hora do horário de Brasília:
*identificado pela cor amarela

  • Metade do Pará
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Roraima
  • Rondônia
  • 3/4 do Amazonas

Menos 2 horas do horário de Brasília:
*identificado pela cor laranja

  • 1/4 do Amazonas
  • Acre

Mais 1 hora do horário de Brasília:

  • Ilha de Fernando de Noronha
  • Ilha de Trindade
  • Ilha Martins Vaz

OBS.: Na teoria certos estados seriam cortados pela linha do fuso, deixando-os com dois fusos. Por questões políticas e econômicas, na prática essa linha é desviada, não dividindo o estado.

LID_ LINHA INTERNACIONAL DE MUDANÇA DE DATA

É a linha de fuso que mostra a mudança de data, é o fuso de 180 graus.